O glaucoma na população infantil apresenta algumas características distintas daquelas observadas no glaucoma do adulto. Uma dessas diferenças está relacionada ao aumento do globo ocular desproporcional ao crescimento da criança, principalmente nas menores de três a quatro anos de idade com diagnóstico da doença.
A elevação da pressão ocular determina o alargamento do olho, vista a plasticidade do globo ocular no decorrer do desenvolvimento, acarretando em modificações na córnea, tais como aumento progressivo no diâmetro e formação das estrias, além do aumento progressivo do tamanho do olho.
O olho aumentado (conhecido como buftalmia) é um sinal característico do glaucoma infantil. Em geral, não há regressão, mas com o tratamento adequado, este crescimento pode ser controlado.
Exames de biometria e ultrassonografia para avaliar o tamanho do globo ocular devem ser realizados rotineiramente nas crianças com suspeita ou diagnóstico de glaucoma, já que é fundamental na avaliação do controle eficaz da doença.