Classificação do glaucoma infantil 27/10/2020

O glaucoma infantil está entre as cinco principias causas de cegueira ou baixa visão grave na primeira infância. A causa do glaucoma infantil está relacionada a um mal funcionamento do sistema de drenagem do olho (o “ralinho” responsável pelo escoamento do líquido produzido internamente no olho). Isso pode acontecer devido a uma malformação (sendo em geral classificado como primário) ou a outras doenças que prejudicam este sistema (associado ou não a doenças em outros órgãos, classificado como secundário).

O glaucoma que ocorre em decorrência apenas da malformação do “ralinho”, o tipo primário, se subdivide em duas categorias:

  1. Glaucoma congênito primário: Normalmente as crianças apresentam aumento do tamanho do globo ocular e córneas opacas. Pode aparecer até os 3 anos de vida, sendo subdividido a partir da época de aparecimento:
    • Aparecimento neonatal antes de 1 mês de vida;
    • Aparecimento infantil entre 1 mês e 24 meses;
    • Aparecimento tardio após 24 meses
  2. Glaucoma Juvenil: Aparece após os 3 anos de vida, normalmente com olhos de tamanho dentro dos limites da normalidade e sem córneas opacas.

Já os glaucomas secundários podem ser divididos da seguinte forma:

O diagnóstico do tipo primário é feito após a exclusão dos outros diagnósticos secundários, por isso a importância dos exames complementares e do exame sob narcose. Após o diagnóstico correto, o médico será capaz de direcionar o tratamento mais adequado para cada caso. Vamos falar mais sobre esses temas nos próximos posts. Alguma dúvida? Que tal mandá-la através da área de contato do site?!

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.