Você já pensou como ocorre a formação do olho do seu bebê???
Já conhece o mecanismo responsável pelo aumento da pressão dentro dos olhos???
No post de hoje vamos conversar um pouquinho sobre essas questões…
A formação dos olhinhos dos bebês começa logo no início da gestação, as primeiras estruturas que vão dar origem aos olhos, os sulcos ópticos, já são identificados no final do primeiro mês de gestação. A partir daí, os olhos vão se desenvolvendo pouco a pouco até o nascimento e continuam a sofrer transformações durante toda a infância.
Dentro do nosso olho existe uma estrutura que está constantemente produzindo um líquido, o humor aquoso, que preenche essa parte da frente do olho, a câmara anterior. Para que a quantidade de líquido dentro do olho se mantenha constante e, consequentemente, a pressão dentro do olho se mantenha estável, existe uma estrutura que funciona como um “ralo”, o seio camerular. Nessa região, o líquido de dentro do olho é drenado através de canais até cair na circulação sanguínea, mantendo sempre a pressão dentro do olho controlada.
Quando ocorrem alterações no desenvolvimento nesse sistema de drenagem é que existe o risco de o bebê desenvolver o glaucoma congênito. Seria como se esse “ralo” que existe dentro do olho drenasse mal e que o líquido se acumulasse dentro dos olhos, como uma bexiga enchendo de água. E, por isso, a pressão interna aumenta.
Esse mecanismo descrito acima seria o responsável pelo aumento da pressão dentro do olho do bebê e pelo desenvolvimento do glaucoma congênito.
Nos próximos posts vamos conversar sobre os sinais que indicam que o bebê pode ter essa doença, os exames diagnósticos, os tratamentos disponíveis e muito mais. Fique ligado aqui no blog da SBGzinha!!!
E se tiver algum assunto sobre o qual deseje saber um pouco mais, nos envie sua sugestão de post através da área de contato do site.